Diablo 1

 

Este jogo revolucionou na altura em que saiu (1997) a indústria dos jogos. Os jogos ainda eram offline e na altura o Diablo jogava-se online (ver aqui). A jogabilidade é muito boa e música é icónica (ver mais aqui).

O jogador pode construir três tipos de personagem: um Guerreiro, uma Arqueira ou um Feiticeiro. Os três são muito semelhantes, na medida em que não há quaisquer restrições a feitiços, armas ou equipamentos. As únicas diferenças são os diferentes focos de cada um deles. O Guerreiro tem grande força e vitalidade, mas baixa magia e média destreza. A Arqueira tem grande magia e destreza, mas baixa vitalidade e força. E o Feiticeiro tem alta magia e destreza, mas baixas força e vitalidade. Cada escolha implica numa estratégia diferente de jogo, mas costuma-se dizer que o Guerreiro é melhor para principiantes, visto que inicia já muito forte, porém não fica tão poderoso no final do jogo. 

A Arqueira seria para jogadores intermediários, visto que se mantém constante ao longo de todo o jogo. Já o Mago seria indicado apenas para jogadores avançados, pois inicia muito fraco e se desenvolve ao longo do jogo, para se tornar o mais poderoso dos três. Diablo se passa num mundo fictício chamado Santuário. No primeiro jogo, apenas a cidade de Tristram é mostrada, mas no segundo viaja-se por diversas partes desse mundo.

No universo de Diablo não existe Deus, do lado do Céu existem 5 Arcanjos no topo: Auriel - Arcanjo da Esperança; Imperius - Archanjo da Bravura; Itherael - Archanjo do Destino; Malthael - Archanjo da Sabedoria; e Tyrael - Archanjo da Justiça. Do lado do Inferno existem os 3 males primordiais (irmãos) no topo: Diablo - Lorde do Terror; Mephisto - Lorde do Ódio; e Baal - Lorde da Destruição.

Por eras a guerra entre entre Céu e Inferno seguiu com muitas vitórias e conquistas para ambos os lados, o que sempre deixou o conflito imóvel, sem um claro vencedor, no que era uma guerra eterna. Um anjo chamado Inarius, que servia sob o comando de Tyrael, havia tido muitos sucessos em batalha, porém presenciado inúmeros atos de brutalidade, e chegou a conclusão que o conflito era injusto e que ele não tomaria mais parte no conflito, e partiu um busca de outros anjos e demônios que buscassem escapar da guerra sem fim, com o intuito de se juntarem por um novo começo, focando sempre em acabar com a guerra entre Céu e Inferno.

Numa batalha, porém ele foi derrubado, ferido e capturado. Ele reclamou que apenas queria o fim da guerra entre os lados e foi liberto por sua captora, Lilith, filha de Mephisto, que lhe disse que eles se reencontrariam um dia. Lilith sofreu muito com o ódio de seu pai, e como Inarius, queria uma oportunidade para se rebelar. Os dois uniram-se, apaixonaram-se e juntaram diversos seguidores. Inarius e seus seguidores conseguiram acesso à Worldstone, localizada na Fortaleza Pandemonium, lá eles alteraram sua frequência e alinhamento dimensional e a reduziram a um tamanho muito menor. A partir dela, Inarius e seus seguidores formaram um mundo chamado de Santuário. Neste novo mundo, Inarius criou o monte Arreat como proteção para a Worldstone, e a partir disso o mundo se formou. Neste momento Inarius criou uma ligação entre si mesmo e a Worldstone, se tornando de longe o ser mais poderoso do mundo.

Eventualmente Lilith e Inarius procriaram mas eles não foram os unicos e dado seu tempo uma nova raça havia surgido: os Nephalem. Uma raça de grande poder que superava anjo e demônio, porém era considerada blasfêmia por ambas as partes, sendo assim o Santuário estaria em grande risco caso fosse descoberto e em certo momento Inarius até considerou genocídio como solução. Porém preferiu se afastar para melhor avaliar a situação. Com isso Lilith entrou em frenesi com o risco de extinção de suas crias e começou um extermínio de anjos e demônios opostos aos Nephalem.

Quando se deu conta da carnificína, Inarius enfrentou e derrotou Lilith, mas fez valer a promessa que lhe havia feito no início, de nunca matá-la ou deixá-la ser morta. Sendo assim ele a baniu para o Nada.

Sem Lilith, sem anjos ou demônios, Inarius viu-se sozinho com uma raça de "abominações", então decidiu utilizar o poder da Worldstone para reduzir o poder dos Nephalem a cada geração. E Inarius sumiu, porém inscrições antigas sugerem que ele andou disfarçado entre suas crias, enquanto presenciava a diminuição de poder dos Nephalem, até se tornarem mortais: os Humanos, que por sua vez se espalharam por todo o Santuário.

É um jogo fantástico!

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